Campus da UFTM, em Uberaba, sedia Seminário da Rede Mineira de Logística Reversa
No dia 29 de abril, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) sediou o Seminário da Rede Mineira de Logística Reversa, realizado no anfiteatro do Centro de Educação e Tecnologia Ambiental Parque das Barrigudas (CETA-CODAU). O evento reuniu autoridades da região do Triângulo Mineiro, professores, pesquisadores e representantes de diversas instituições, todos unidos para discutir os desafios e oportunidades relacionados à Logística Reversa.
O evento contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente de Uberaba, Sr. Edno César da Silveira, de representantes dos municípios de Pedrinópolis, Campo Florido e Santa Juliana, além de membros das cooperativas Cooperu e Coolimpo. Participaram das discussões, representando a UFTM, o Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Helder Barbosa Paolini, e o Diretor da Divisão de Sustentabilidade, Prof. Dr. Vinicius Carvalho Rocha, além do Prof. Dr. Deusmaque Carneiro Ferreira, que representou os cursos de Pós-Graduação da UFTM: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica (PMPIT) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA). O evento também contou com a presença de discentes da UFTM, em grande número os graduandos em Engenharia Ambiental, e da pós-graduação, como o PMPIT e o PPGCTA, sendo estes fundamentais na organização e realização do evento.
O Engenheiro Ambiental e pesquisador João Victor Gomes, representante da Universidade Federal de Viçosa (UFV), apresentou o projeto-piloto da Rede Mineira de Logística Reversa, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). Segundo o pesquisador, dezessete municípios da região da Zona da Mata de Minas Gerais foram impactados, positivamente, pelo projeto, sendo a educação ambiental o tema central, com o foco na separação/segregação e correta destinação dos resíduos de logística reversa. Em cada localidade visitada, foi realizado o evento “Uma tarde pelo Planeta”, com a finalidade de coletar pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes e seus resíduos/embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; e produtos eletroeletrônicos ou seus componentes.
Em seguida, a Sra. Marizelia Gomes Costa, assistente de projetos do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (IADES), apresentou as ações desenvolvidas pelo instituto para promover a Logística Reversa no município de Uberaba e salientou a importância das parcerias para ampliar a participação da população na destinação ambientalmente adequada dos resíduos.
Após as palestras, uma mesa de discussão foi formada, reunindo autoridades, representantes de instituições e pesquisadores. O público teve a oportunidade de participar ativamente, manifestando-se sobre o tema e esclarecendo dúvidas com especialistas e profissionais atuantes na área.
O Prof. Dr. Deusmaque, que também participou da comissão organizadora do evento, enfatizou a importância do debate acerca da Logística Reversa e de suas implicações para o meio ambiente e a sociedade, destacando ainda a necessidade da união de toda a comunidade, instituições e órgãos públicos para promover a destinação adequada desses resíduos.
O seminário foi um sucesso e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Uberaba e da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas – CODAU e contou ainda com a presença do Grupo de Escoteiros Inconfidentes, em recepção solene.
Redes Sociais