Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Despedida e homenagem à profa. Maria Cristina
Início do conteúdo da página
despedida

Despedida e homenagem à profa. Maria Cristina

Publicado: Terça, 14 de Maio de 2024, 08h45

No dia 13 de maio, dia de celebração e também de resistência do povo negro, cujas manifestações começaram hoje às 6h da manhã, faleceu no final da tarde a professora doutora Maria Cristina de Souza, que muito contribuiu para a causa de homens e mulheres negras na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na cidade de Uberaba/MG. 

É com muito pesar que comunicamos o falecimento e nos despedimos da professora e amiga Maria Cristina de Souza.

Docente do departamento de Serviço Social há 11 anos, deixa um legado de lutas sem igual, movidas pela construção de uma sociedade antirracista e igualitária. Foi idealizadora e participou ativamente do Programa Temas Raciais e do Curso de Especialização em Políticas Sociais e Questão Social.

Identificada com a classe trabalhadora, com o povo negro, espalhou luz, mobilizou, ensinou, provocou profundas reflexões a partir do seu cotidiano de luta pela causa. Seu compromisso ético perpassou todos os campos do ensino na graduação, pós-graduação, movimentos sociais, comissões e espaços pedagógicos e políticos, na UFTM e fora dela.

Ao escrever o livro “Mulheres negras, pobreza e racismo”, nos oferece reflexões importantes sobre o enfrentamento e resistência ao racismo estrutural.

Mulher negra, guerreira, firme nos seus propósitos, não se deixou dobrar ao sistema e fortemente se colocou ao lado da justiça, nos ensinando com objetividade, a materialidade dos direitos humanos.

Com grande força, determinação, coragem e persistência trilhou uma trajetória profissional que nos orgulha e sobeja inspiração para a categoria profissional de assistentes sociais.

Hoje, 13 de maio, dia histórico de luta, Maria Cristina de Souza nos deixa, mas deixa na nossa memória sua risada, suas reflexões, seu legado de mudanças e suas construções permanentes em todos os espaços da vida.

Expressamos nossos sentimentos de profunda tristeza, dor e, manifestamos condolências aos familiares e amigos.

Maria Cristina de Souza, eternamente presente!!!!

Descanse em paz “Garota”


Curso e departamento de Serviço Social

 

 

Fim do conteúdo da página