Projeto de extensão leva conhecimentos de química para alunos do ensino médio de escola pública
O Projeto de Extensão "Identificação ambientalmente segura e de baixo custo de íons Fe3+ em pedra tapiocanga", do Departamento de Química, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) e do curso de Licenciatura em Química, coordenado pelos docentes Luís Antônio da Silva, Valéria Almeida Alves e Alexandre Rossi, leva conhecimento de Química para alunos do ensino médio de escolas públicas de Uberaba e região.
O desenvolvimento da atividade de extensão é obrigatório para os estudantes matriculados na disciplina de Química Inorgânica Descritiva, do curso de Licenciatura em Química da UFTM. A atividade de extensão envolve o planejamento experimental e a utilização de materiais e reagentes químicos alternativos pelos estudantes para determinar a presença do elemento químico ferro (íon ferro (III)) em pedra tapiocanga. Os experimentos e os conteúdos abordados de química serão aplicados em duas escolas estaduais, uma em Uberaba/MG e outra em Carneirinho/MG. A preparação da atividade prática pelos estudantes da disciplina de Química Inorgânica Descritiva acontece sob supervisão do professor responsável pela disciplina.
De acordo com o professor Luis Antônio da Silva, estão na fase preparatória dos experimentos para levar para as escolas estaduais Leandro Antônio de Vito - Uberaba/MG e Professor Antônio da Silva - Carneirinho/MG. “Estamos programando a primeira visita em escola estadual para meados do mês de junho. Os estudantes da disciplina de Química Inorgânica Descritiva cumprirão a atividade de extensão obrigatória antes do final do semestre letivo de 1/2024”, explicou.
Outras escolas podem participar do projeto, já que todo semestre novos estudantes da disciplina de Química Inorgânica Descritiva terão que cumprir a atividade de extensão obrigatória. Caso haja interesse em participar, a escola pode entrar em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fotos: arquivo pessoal de Luis Antônio da Silva/UFTM
Redes Sociais