Reitora da UFTM e Deputado Cristiano Silveira discutem projetos para inclusão de autistas
Na sexta-feira, 17 de maio de 2024, a Reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), professora Marinalva, recebeu o Deputado Estadual Cristiano Silveira (PT-MG) em seu gabinete para tratar de ações e projetos voltados ao espectro autista. O encontro contou com a presença de diversas autoridades e especialistas na área.
Entre os participantes estavam o Assessor Especial da Reitoria, professor Wagner Teixeira; a Coordenadora de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), professora Alessandra Cavalcanti; e a professora do Departamento de Terapia Ocupacional, Maíra Amaral. Representando a ONG Laço Azul, Mariângela Camargo também participou, ao lado da assessora parlamentar Patrícia Mello, do médico Rafael Ramos e da professora Mariana Costa, da rede municipal de ensino.
Após a saudação inicial da Reitora, o deputado Cristiano Silveira fez um relato de suas ações na área de inclusão social para pessoas com espectro autista. Ele destacou que, desde seu primeiro mandato, tem atuado para consolidar políticas públicas em defesa dos direitos dos autistas. “Já conseguimos inúmeros avanços na construção dessas políticas”, afirmou.
A Reitora Marinalva enfatizou a relevância do debate e reafirmou a disposição da UFTM em colaborar com ações e projetos nesse campo. “Como mãe de uma filha autista, já passei por inúmeras situações que revelam o despreparo de profissionais de diversas áreas para lidar adequadamente com crianças e adolescentes com espectro autista”, disse.
Mariângela Camargo, da ONG Laço Azul, elogiou a iniciativa e expressou a satisfação de ver a professora Marinalva como Reitora da UFTM. “É essencial que esse tema seja debatido por toda a sociedade para a criação de políticas públicas que garantam a inclusão dos autistas”, ressaltou.
As professoras Alessandra Cavalcanti e Maíra Amaral apresentaram os projetos que coordenam na UFTM e a contribuição deles para a elaboração de uma política de inclusão dos autistas em Uberaba. O assessor Wagner Teixeira destacou a necessidade de incluir o tema na formação inicial de professores, enquanto Patrícia Mello se comprometeu a levar projetos sobre o tema para a Câmara Federal em busca de apoio financeiro.
O Deputado Cristiano Silveira, que também é pai atípico, reforçou seu compromisso com a causa e a busca contínua por avanços legislativos que beneficiem as pessoas com espectro autista
Redes Sociais