UFTM abre consulta pública sobre dados abertos
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM abre consulta pública para subsidiar a elaboração do seu 4º Plano de Dados Abertos (2025-2026), com o objetivo de auxiliar na priorização para a abertura de bases de dados mais relevantes para os cidadãos, produzidos ou acumulados pela Instituição. A consulta pública estará disponível via formulário on-line até o dia 25 de outubro de 2024. Toda a comunidade está convidada a participar.
O que são dados abertos?
Dados abertos são dados acessíveis ao público, representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte (Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, Art. 2º, III).
O que é o Plano de Dados Abertos?
O Plano de Dados Abertos (PDA) é um documento estratégico elaborado por órgãos governamentais para promover a abertura e disponibilização de dados públicos de forma transparente, acessível e reutilizável pela sociedade. Ele define as políticas, metas, ações e prazos, para a implementação e manutenção de uma política de dados abertos.
Cada órgão/entidade possui a obrigação de elaborar um PDA com vigência de dois anos, a contar da publicação do documento. A Controladoria-Geral da União é a gestora da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal.
Clique no link para participar até o dia 25 de outubro de 2024: https://forms.gle/
Conheça:
Dados Abertos UFTM
Portal Brasileiro de Dados Abertos
Política de Dados Abertos
Redes Sociais