Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Atualização do Moodle UFTM e Integração Moodle-SISCAD
CEAD

Atualização do Moodle UFTM e Integração Moodle-SISCAD

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2024, 17h23

Nova versão do Moodle UFTM

O Centro de Educação a Distância - CEAD, com apoio da Diretoria de Gestão de Ensino - DGE e da Pró-reitoria de Ensino - PROENS, informa aos discentes, docentes e servidores técnico administrativos, que a partir do dia 21/10/2024 (segunda-feira), o endereço https://ead.uftm.edu.br dará acesso ao novo Moodle da UFTM (versão 4).

A atualização se justifica por se tratar de uma versão mais recente da plataforma Moodle, que oferece maior segurança, bem como atualizações regulares das aplicações e plugins do sistema.  A versão anterior continuará temporariamente disponível no link: https://ead-legado.uftm.edu.br

As duas plataformas são remissivas, ou seja, contêm links de referência mútua, permitindo o fluxo de navegação do usuário entre ambas, utilizando-se as mesmas credenciais de acesso (usuário e senha).

Integração Moodle-SISCAD

Já se encontra disponível a nova funcionalidade desenvolvida pelo DTI, em parceria com o Suporte de Tecnologia do CEAD, que permite a criação de salas de aulas virtuais no Moodle UFTM a partir do Sistema Acadêmico - SISCAD.

Com este novo recurso, não será mais necessário criar a sala virtual no sistema UFTMnet e matricular os alunos individualmente no Moodle. Com a integração entre os sistemas, a inclusão dos alunos nas salas virtuais será automática, e terá como referência a relação de discentes com matrícula validada na data do procedimento de carga. Para os alunos matriculados fora do prazo regular, bastará repetir o procedimento de carga que automaticamente serão incluídos na sala recém-criada.

Está sendo elaborado um tutorial contendo os passos necessários para criação das salas virtuais, que será enviado a todos os docentes por e-mail.

O Suporte Tecnológico do CEAD encontra-se disponível para dúvidas, sugestões e auxílio nas dificuldades que decorrerem dessas mudanças: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e/ou 34-3700-6198.