MUSEU DOS DINOSSAUROS
Dia Internacional dos Museus é comemorado na UFTM

Foto: Jacqueline Oliveira Lima
No último sábado (17), o Museu dos Dinossauros do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis da UFTM realizou uma ação sob a coordenação do Diretor do Museu, Diogo Nobre da Silva e da pedagoga Jacqueline Oliveira Lima em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado todo dia 18 de maio. A comemoração aos museus integra a 23ª Semana Nacional de Museus, com o tema "O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação", conforme sugestão do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Foi realizada aula passeio no âmbito da disciplina de História e Política Educacional dos cursos de Licenciatura da UFTM, com o objetivo de valorizar o espaço como patrimônio intangível, preservando e promovendo saberes, expressões e tradições culturais, mediada pela pedagoga do Museu e professora Jacqueline Oliveira Lima, discentes do PET - História e o guia local.
A primeira parte da atividade, sob a responsabilidade dos discentes Gustavo de Deus Garcia Aladim, Felipe Miranda Ibrahim, Ana Julia Teixeira Pinto Rodrigues e Luan Juliano Ribeiro, apresentou as atividades realizadas no âmbito do Programa de Educação Tutorial do curso de História, especialmente a que resultou no e-Book Peirópolis para além dos dinossauros.
O PET-História é coordenado pelos professores Cláudia Regina Bovo e Rodrigo Costa. Durante o encontro foi apresentada a história de Peirópolis - distrito de Uberaba; um sítio histórico-paleontológico, tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, que abriga o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP, composto pelo Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price” e o Museu dos Dinossauros. A atividade buscou promover a consciência sobre a identificação, conservação e exploração dos bens patrimoniais materiais e imateriais de Peirópolis e seu lugar na História de Uberaba e do Brasil.
A segunda parte da atividade foi exploratória, com a mediação do guia local, nos espaços internos e externos do Complexo. Foi visitada a antiga estação ferroviária, os jardins e uma das escavações do sítio paleontológico. A atividade buscou reconhecer a história natural presente e as possibilidades futuras para a comunidade local, que tem hoje o turismo como atividade econômica principal.
O Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP faz parte da Rede de Geoparques Mundiais da UNESCO, Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes, englobando os dinossauros, o gado Zebu e a espiritualidade de Chico Xavier.
Fonte: Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - UFTM
Publicado por: Tiago Saad Morlin (Discente do Curso de Letras - Português e Espanhol - e estagiário da Comunicação Social da UFTM).
registrado em:
Últimas Notícias
Redes Sociais