Boletim (IN)Formativo ASPEL destaca Justiça Curricular, novas DCNs e formação de coordenadores dos cursos de graduação
A Assessoria Pedagógica e de Legislação Educacional (ASPEL), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino da UFTM, lança o Boletim (IN)Formativo ASPEL nº 2/2025. A publicação, referente aos meses de abril, maio e junho, reúne ações, reflexões e informações sobre temas estratégicos para o ensino superior que reafirmam o compromisso da ASPEL com o assessoramento pedagógico, o reconhecimento da diversidade no ensino superior e a valorização dos espaços formativos da instituição.
A publicação apresenta as ações da ASPEL voltadas à formação de coordenadores de curso de graduação, com destaque para o início de trilhas formativas flexíveis (a distância) e, também, o 1º encontro do Fórum Permanente de Gestão Universitária – que discute as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) – e as Rodas de Conversa Pedagógica.
O boletim traz em destaque o debate sobre Justiça Curricular e Multiculturalismo na Educação, propondo olhares críticos para os currículos e a valorização de diferentes saberes no ambiente universitário. A publicação orienta sobre as alterações nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e apresenta reflexões e decisões pedagógicas sobre o Plano de Ensino como instrumento norteador do planejamento didático-pedagógico, dentre outras assuntos.
O (IN)Formativo ASPEL tem periodicidade trimestral e está disponível no site da UFTM. Acesse aqui.
Fonte: ASPEL
Redes Sociais