HC-UFTM realiza evento em homenagem a doadores de órgãos e familiares
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh, promoveu, nesta sexta-feira, o evento anual “Setembro Verde: Vida pela Vida”, dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes. A iniciativa faz parte das ações realizadas pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIH-DOTT) do HC, sob coordenação do médico Ilídio Antunes de Oliveira Júnior e sua equipe.
A abertura do evento foi marcada pela apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Esther Limírio Brigagão e dos músicos da Banda da Polícia Militar de Uberaba. A cerimônia contou com a presença de gestores e colaboradores do HC e da UFTM, da reitora Marinalva Vieira, da vice-reitora Meire Ataíde, da prefeita de Uberaba Elisa Araújo, do promotor de justiça José Carlos Fernandes, da secretária municipal de saúde Valdilene Rocha e do arcebispo de Uberaba Dom Paulo Mendes Peixoto.
Em discurso marcado pela emoção, o coordenador da CIH-DOTT, Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, relembrou a trajetória do HC-UFTM, que já realizou quase 1.500 transplantes ao longo de sua história, e reforçou o papel do hospital no apoio às famílias no momento mais difícil da vida. Somente neste ano, segundo ele, foram registradas 64 doações, com captação de órgãos ou tecidos a cada 3,7 dias em média. “Na vida, o mais importante é o ser humano tratado como ser humano. O HC não abre mão do acolhimento, do respeito e da atenção às famílias. É esse compromisso que sustenta nossa missão de salvar vidas”, afirmou.
O médico também destacou a importância da legislação que garante segurança e ética no processo, a necessidade do respeito humano em todas as etapas e a relevância das iniciativas municipais de conscientização, como as leis conhecidas como “Doadores do Futuro”, em Uberaba e Conceição das Alagoas.
A cerimônia contou ainda com culto ecumênico com participação de Fernando Pagliaro, do pastor Cléber Macedo e do arcebispo de Uberaba Dom Paulo Mendes Peixoto e, apresentação musical dos músicos Reginaldo Oliveira, Marilia Bartolomeu e Carlos Giovanny.
Redes Sociais