Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Revista eletrônica das engenharias define tema para próximo trimestre
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Revista eletrônica das engenharias define tema para próximo trimestre

Publicado: Terça, 07 de Outubro de 2025, 11h41

O projeto de extensão “Diário das Engenharias”, que publica uma revista eletrônica feita por alunos e professores da graduação dos cursos de Engenharias da UFTM, escolheu o tema “Engenharia Invisível” para a edição do próximo trimestre. “A proposta visa evidenciar como muitos dos avanços, tecnologias e soluções de engenharia operam de forma invisível: nas infraestruturas urbanas, nos dispositivos domésticos, nos sistemas de transporte, no saneamento, entre outros contextos; e ainda assim transformam realidades e moldam a experiência humana”, explicou Laís Evangelista Mendonça, discente e gestora do Departamento de Redação e Criação da Revista Diário das Engenharias.

O projeto Diário das Engenharias está vigente e atua na UFTM desde 2021. De caráter extensionista, tem o objetivo de produzir, promover e divulgar conteúdos de diversas áreas, contribuindo para a formação crítica dos discentes e para o diálogo entre a nossa Universidade e a sociedade.

De forma específica, os alunos de Engenharia desenvolvem:

- Textos, podcasts, entrevistas, relatos de experiências e resenhas.

- Divulgação de projetos, ações e iniciativas de extensão universitária, promovendo sua visibilidade dentro e fora do ambiente acadêmico.

- O acesso à informação técnica, científica e social de forma acessível e atrativa para diferentes públicos.

- O fomento da leitura crítica, reflexão e o engajamento acadêmico-social entre os discentes por meio de conteúdos periódicos e interativos.

- A formação cidadã dos estudantes, por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo o papel social da universidade.

- Promoção de eventos acadêmicos e socioculturais que incentivam o protagonismo estudantil e o vínculo entre a universidade e a comunidade externa.

O perfil do projeto no Instagram é @diariodasengenharias

 

Última Reunião do Projeto

Na semana passada, o projeto de extensão da revista Diários das Engenharias promoveu uma reunião de realinhamento com toda a equipe envolvida, com os departamentos de redação e criação, comunicação, marketing, planejamento e desenvolvimento, gestão de pessoas, além dos diretores das gestões 2025.

No decorrer da reunião, houve ampla discussão entre os participantes, cuja interlocução culminou na escolha unânime da temática para o próximo trimestre.

Além da integração entre os departamentos, a reunião também teve como objetivo realinhar as ações junto aos gestores de cada área, promovendo uma comunicação mais direta e eficiente entre os setores. Nesse momento, foram compartilhados os resultados e avanços do último bimestre, com destaque para a reconfiguração da página editorial de Redação da revista, a implantação de um novo modelo de publicação e divulgação do setor de Marketing, o aumento do alcance dos podcasts e o planejamento de novas ações conjuntas com ONGs e projetos sociais parceiros. “Essas iniciativas refletem o compromisso contínuo do projeto com a inovação, a integração e a responsabilidade social dentro e fora da universidade”, destacou Laís.

Durante a reunião, foram oficialmente apresentadas as novas professoras e professores orientadores e apoiadores do projeto, com participação dos Departamentos de Matemática, de Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Engenharia Civil, que passam a contribuir para ampliar o alcance e a articulação entre os distintos segmentos do projeto. Os nomes de professores da UFTM apresentados foram:

- Heron Martins Félix — Departamento de Matemática Aplicada 

- Gustavo Otero Prado — Departamento de Engenharia de Produção 

- Patrícia Diniz Martins — Departamento de Engenharia Ambiental 

- Alessandra Beatriz Carneiro Gonçalves Alves — Departamento de Engenharia Civil 

 

Os professores colocaram-se à disposição para orientar, avaliar e prestar suporte em cada etapa do ciclo editorial, oferecendo subsídios técnicos para que os diferentes departamentos atinjam seus objetivos com maior integração e consistência. Além deles, o projeto também segue com a tutoria dos professores Ana Claudia Granato Malpass, Geoffroy Roger Pointer Malpass, Evandro Roberto Alves e a professora idealizadora do projeto, Priscila Pereira Silva. “O encontro reforçou a missão do projeto de unir técnica e sensibilidade, ciência e comunicação, mostrando que a engenharia também é feita de pessoas, histórias e propósitos”, concluiu Laís.

 

Fotos: Arquivo do projeto Diário das Engenharias

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página