Integrantes do PET-História realizam atividades em Belo Horizonte e no Inhotim
Ao articular ensino, pesquisa e extensão por meio do contato direto com espaços de memória, cultura e produção artística, nos dias 13 e 14 de dezembro discentes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) visitaram o Memorial dos Direitos Humanos de Minas Gerais, o Palácio das Artes e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), ambos em Belo Horizonte. O grupo também visitou o Inhotim, na cidade de Brumadinho. As atividades fazem parte do Programa de Educação Tutorial – PET-História.
O tutor do PET-História, Prof. Rodrigo de Freitas Costa, destaca que “as visitas possibilitaram aos estudantes ampliarem o repertório teórico-metodológico e refletir sobre as relações entre história, patrimônio, arte e cidade. A experiência favoreceu o diálogo entre conteúdos trabalhados na graduação e as práticas de pesquisa desenvolvidas no âmbito do PET-História”.

No Instituto Inhotim foram realizadas atividades voltadas à análise da arte contemporânea e de suas interfaces com a história, o território e as questões sociais. O contato com galerias, obras e jardins permitiu reflexões sobre diferentes formas de narrativa histórica e sobre os usos da arte como instrumento de problematização do presente.
A estudante do 6º período do curso de História, Maria Eduarda Braga Maia, ressalta que “a viagem foi de suma importância para a formação enquanto integrante do PET-História. Ter um contato presencial com nosso objeto de estudo, faz uma enorme diferença em nossa percepção como estudantes”.
A troca coletiva de saberes e o estímulo à leitura crítica dos espaços visitados fortalece a formação acadêmica de graduandos, graduandas e o compromisso do PET-História com uma educação integrada, interdisciplinar e socialmente referenciada. De acordo com o graduando do 4º período do curso de História, Antonie Pietro Araújo dos Santos, “a atividade permitiu uma ampliação do olhar crítico e humano, mostrando como a diversidade cultural e histórica nos atravessa e constrói tudo que somos”.
Para o aluno do 8º período, João Igo Alves de Moraes, a viagem para Belo Horizonte foi extremamente importante e inspiradora como integrante do PET-História. “A visita ao Memorial dos Direitos Humanos me mostrou como a Ditadura Militar ainda é um fantasma que nos persegue na atualidade”, frisa o estudante.

Ao aproximar os estudantes às diferentes linguagens, acervos e experiências culturais, a iniciativa reforça o papel das ações extramuros como estratégia fundamental para a formação em História. Tais atividades contribuem para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidas pelo programa tutorial.
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