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Boletim ASPEL

4ª edição do Boletim (IN)Formativo da ASPEL encerra 2025 com reflexões sobre Educação Digital e Inovação Curricular

Publicado: Quarta, 17 de Dezembro de 2025, 21h59

  

A 4ª edição de 2025 do Boletim (IN)Formativo ASPEL reúne análises, reflexões e divulgação de ações institucionais voltadas ao fortalecimento do ensino de graduação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A última edição de 2025 reafirma o compromisso da Assessoria Pedagógica e de Legislação Educacional (ASPEL) com uma formação universitária crítica, ética, inovadora e alinhada às transformações regulatórias, tecnológicas e sociais que permeiam a educação superior.

Carta da Pró-Reitora de Ensino
A Carta da Pró-Reitora de Ensino à Comunidade Acadêmica é um dos destaques da edição. A professora Patrícia Maria Vieira agradece o empenho de discentes, docentes e técnicos administrativos. Ela também apresenta perspectivas institucionais para 2026, com foco no fortalecimento da formação pedagógica, na revisão dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), na ampliação das ações de educação digital e no aprimoramento dos processos acadêmicos.

Educação digital e legislação educacional
Na coluna Destaque Legal, o Boletim traz uma análise da Política Nacional de Educação Digital (PNED), instituída pela Lei n.º 14.533/2023. Nela são discutidos a conectividade, o letramento digital, a formação docente, a necessidade de políticas institucionais alinhadas às diretrizes nacionais e os impactos para as instituições públicas de ensino superior.

São apresentadas reflexões sobre os impactos da revolução digital no sistema universitário, de maneira a repensar currículos, competências e o papel da universidade pública diante das transformações tecnológicas contemporâneas.

Eventos, formação e assessoramento pedagógico
A participação da ASPEL no X Seminário Internacional de Inovações Curriculares da Unicamp e a realização do XII Seminário sobre o Ensino de Graduação da UFTM, promovido pela mesma, são abordados no Boletim.

Também são evidenciadas as ações do projeto Formação para Coordenadores de Cursos de Graduação, que obteve resultados positivos em 2025 e terá continuidade ampliada em 2026.

Novas Diretrizes Curriculares
Outro tema abordado é a publicação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Nutrição, com análise normativa e entrevista com docente da UFTM, contribuindo para a compreensão dos desafios da formação baseada em competências.

Consciência Negra, educação antirracista e compromisso institucional
De forma especial, a 4ª edição do Boletim traz reflexões sobre o Dia da Consciência Negra, compreendendo a data como um marco ético, político e pedagógico para as instituições públicas de ensino superior e a sociedade.

A publicação aborda a importância das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Destaca-se o papel da universidade na descolonização dos currículos, no enfrentamento do racismo estrutural e epistêmico e, também, na promoção de práticas pedagógicas antirracistas. 

A edição enfatiza que a ampliação do acesso ao ensino superior, impulsionada pelas políticas de ações afirmativas, deve estar acompanhada de estratégias institucionais de permanência, representatividade e acolhimento, reconhecendo a diversidade étnico-racial como dimensão indissociável da excelência acadêmica.

A ASPEL e a PROENS convidam a comunidade acadêmica — docentes, técnico-administrativos e discentes — a acessarem a edição para ampliar os diálogos e seguir na construção de uma universidade mais inclusiva, justa, digitalmente preparada e socialmente transformadora.

 

Acesse o Boletim (IN)Formativo ASPEL nº 4/2025 e confira o conteúdo na íntegra.

A publicação é trimestral e pode ser acessada na página da ASPEL, no tópico “Boletim (In)Formativo ASPEL”.



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Assunto(s): boletim ASPEL , 4 edição
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