UFTM Anuncia a Segunda Maior Expansão de Cursos de sua História
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) deu um passo decisivo para o fortalecimento do ensino superior na região. Em reunião geral realizada com os Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis e a gestão, foi definido a implementação de oito novos cursos entre 2026 e 2027.

Reitora Marinalva Vieira Barbosa
De acordo com a reitora da UFTM, Marinalva Vieira Barbosa, este anúncio é o ápice de um movimento iniciado em 2023 com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "A primeira etapa do PAC focou na infraestrutura, com a construção de novos prédios, salas de aula e laboratórios", explicou a reitora.
Após consulta aos institutos, ainda em 2023, o Conselho Superior da universidade aprovou uma lista de propostas de cursos enviada ao Ministério da Educação (MEC). Agora a gestão conseguiu viabilizar a autorização para a abertura e o funcionamento das novas graduações, o Ministério destinou 84 códigos de vagas de docentes.

Da esquerda para a direita: Marinalva Vieira Barbosa (reitora), Wagner da Silva
Teixeira (assessor especial da reitoria) e Luiz Fernando Rodrigues (pró-reitor de planejamento)
Os novos cursos contemplarão as unidades de Iturama e Uberaba. A seleção busca atender tanto a demandas históricas quanto a novas tendências do mercado de trabalho.
Iturama:
- Educação Especial e Inclusiva;
- Biomedicina;
- Zootecnia (com abertura imediata).
Uberaba:
- Pedagogia;
- Inteligência Artificial (IA);
- Sistemas de Informação;
- Farmácia (em avaliação pelo GT);
- Fonoaudiologia (em avaliação pelo GT).
A expansão é classificada pela reitora como a segunda maior da história da instituição. Marinalva Barbosa destacou que a inclusão de cursos como o de Inteligência Artificial responde a uma indução estratégica do MEC e reforça o papel da UFTM em se manter na vanguarda tecnológica.
"A universidade está cumprindo o seu papel de atender às demandas da sua comunidade interna e externa", concluiu a reitora, reforçando o impacto social que a chegada desses novos profissionais terá no Triângulo Mineiro.
(Créditos das imagens: Luis Adolfo Jr.)
Redes Sociais