Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM oferece 16 vagas para o PROFMAT no Exame Nacional de Acesso 2027
Início do conteúdo da página

UFTM oferece 16 vagas para o PROFMAT no Exame Nacional de Acesso 2027

Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2026, 15h00

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) oferece 16 vagas para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), com ingresso previsto para março de 2027. A seleção será realizada por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA 2027).

Das 16 vagas disponibilizadas pela UFTM, duas são reservadas para ações afirmativas. O curso é ofertado presencialmente em Uberaba, com aulas às sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde.

O PROFMAT é um programa de pós-graduação stricto sensu em Matemática, reconhecido e avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), credenciado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O curso é gratuito nas instituições associadas e tem como objetivo promover uma formação matemática aprofundada, com foco na prática docente e no desenvolvimento de competências para o ensino de Matemática na Educação Básica.

Público-alvo

Podem participar do processo seletivo candidatos que possuam diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer área, observadas as normas da instituição associada, e que atuem como professores de Matemática na Educação Básica, com vínculo funcional em redes públicas ou privadas de ensino.

Inscrições

As inscrições para o ENA 2027 estão abertas desde 7 de agosto e podem ser realizadas até 21 de setembro de 2026, às 17h, no horário de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 90.

O exame será realizado no dia 10 de outubro de 2026, das 14h às 17h. A divulgação dos candidatos classificados está prevista para ocorrer até 13 de novembro.

O primeiro período de matrículas será destinado exclusivamente a professores da rede pública e deverá ocorrer até 25 de novembro de 2026. Já o segundo período de matrículas está previsto para até 15 de dezembro de 2026.

Bolsas

O PROFMAT conta com financiamento do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB), destinado ao apoio à formação continuada de professores da rede pública. Conforme previsto no edital, entretanto, a aprovação no processo seletivo não garante a concessão de bolsa.

A quantidade de bolsas e os critérios para sua distribuição serão definidos posteriormente, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da CAPES.

Serviço

Exame Nacional de Acesso – ENA 2027
Curso: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Uberaba
Vagas: 16, sendo 2 reservadas para ações afirmativas
Inscrições: até 21 de setembro de 2026, às 17h
Taxa: R$ 90
Prova: 10 de outubro de 2026, das 14h às 17h
Ingresso: março de 2027

As inscrições e demais informações sobre o processo seletivo  e edital estão disponíveis na página oficial do PROFMAT.

registrado em:
Assunto(s): PROFMAT
Fim do conteúdo da página