Centro Cultural abre inscrição para comunidade participar de bate-papo sobre sinos
Você sabia que existem menos de 20 fundições de sinos reconhecidas pelo Vaticano em todo o mundo e uma delas está em Uberaba? Você sabia também que cada sino, ao ser tocado, emite uma nota musical específica?
Essas e outras questões estão no centro da primeira edição do "Fala Mestre: diálogos interculturais", um dos novos projetos do Centro Cultural da UFTM. O evento será realizado no dia 30 de agosto, no auditório Safira, no prédio da Reitoria, a partir das 19h30, com inscrições abertas para toda a comunidade .
O projeto pretende promover em todas edições um bate-papo entre dois mestres: um do saber popular e outro do saber acadêmico, sobre o mesmo assunto. Desta vez, o tema será “Tradição e ciência no ofício da produção de sinos em Uberaba”.
Os mestres convidados para participar deste diálogo são:
José Donizetti da Silva – sineiro e proprietário da Fundição Artística de Sinos Uberaba. Já produziu mais de seis mil sinos desde que aprendeu o ofício com um imigrante italiano na década de 70.
Herbert Alexandre João – educador do IFSC/USP de São Carlos-SP. Pesquisador da educação e divulgador da ciência no cotidiano, como a física nos instrumentos musicais.
Esse é um dos projetos estruturantes do plano de trabalho do Centro Cultural que está alinhado à política cultural da universidade e foi elaborado após a realização de um mapeamento cultural na UFTM. O objetivo deste plano de trabalho é que suas atividades tenham cada vez mais interface com as comunidades acadêmica e do município de Uberaba.
Acesse a página do Centro Cultural para se inscrever. O evento também está divulgado nas redes sociais.
Redes Sociais